domingo, 8 de fevereiro de 2015

Netshoes - Fun Race


Campinas, 3h45 da manhã do dia 08 de fevereiro de 2015! A essa hora já estávamos eu e a Mari acordados para irmos rumo a São Paulo para participar da Fun Race da Netshoes, que aconteceria no complexo esportivo próximo ao Ibirapuera. Pontualmente as 4h30 o Rafael Hirata e a Sarah chegaram em casa e partimos para nos encontrarmos com o Alicino em Jundiaí, onde nos uniríamos todos em um carro apenas rumo ao evento.


Chegamos ao local da corrida, na pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Melo, anexo ao Ginásio do Ibirapuera por volta das 6h20, guardamos os nossos pertences no Guarda Volumes e demos uma volta pelo local. 

Vista da pista de atletismo onde rolou o evento
 Como ainda era bem cedo, a galera estava meio devagar, apesar de sempre existir o pessoal que já acorda endorfinado, pilhado e pronto pra correr. Uma neblina ainda pairava no local e o tempo estava um pouco frio, mas suportável.

Estrutura montada

Pessoal chegando!
Chegada as 7h00, nos alinhamos na região da largada e tentamos ir mais a frente possível, pois tenho agonia de ir fazendo zigue zague na largada, por que tem uma galera que já larga caminhando ou turmas que fazem verdadeiros cordões de isolamento na transversal da pista.. e agora, o novo inferno chamado Selfie, que ainda manderei um pro chão por pararem na minha frente.
Com um pouco de atraso, por volta de 20 minutos, tivemos a primeira largada. Nesse evento, houve uma novidade, que seriam 3 largadas: uma as 7h00, uma as 7h30 e uma as 8h00, sob o pretexto de ter mais opções para quem não consegue chegar no horário. Mas isso mais tarde geraria um grande problema. Desejei boa sorte a todos, dei um beijo na Mari e preparei o espírito para correr meu melhor.

Logo na largada, decidi que faria um pace que vinha treinando sempre, de 6min/km, pois assim terminaria por volta dos 36min e dependendo do meu estado no fim, talvez mordesse um sub35!

Assim que largou, percebi que teria dificuldades, pois a largada se deu dentro do estádio e tivemos que correr 3/4 de voltas dentro da pista de atletismo, onde tudo se afunilou e piorou na saida da pista, pois havia um portão com degrau pra passar.

Somente quando cai na rua foi eu que eu consegui começar a desenvolver a corrida, mas até ai já tinham ido quase 400 metros e eu precisava acelerar se quisesse chegar ao meu objetivo. Como sabia que o circuito supostamente era plano (eu tinha visto no Google), eu apertei o passo pra voltar ao pace ideal.

Quando olhei no meu frequencimentro, percebi que eu estava no pace instantâneo de 5'10''/km e estava me sentindo bem então resolvi mantê-lo. Logo na primeira esquina já percebi que tinham mudado o trajeto que haviam divulgado e dali em diante eu poderia jogar fora toda minha estratégia que havia traçado em conformidade com altimetria e marcos. Devido aos primeiros 400 metros que foram bem devagares, apesar de compensado na segunda metade do km, eu fechei o primeiro km com o pace de 5'32''/km e eu estava me sentindo muito bem.

Entre o km 1 e 2, passamos por uma das avenidas que contornam o Parque do Ibirapuera, um importante parque Paulistano, o Central Park da galera da Capital. Passaríamos mais tarde por ali, o que deu uma boa animada.

Parque Ibirapuera
Durante o 2º km, eu estava me sentindo bem no ritmo e resolvi tentar mantê-lo, pois a Avenida Monte Libáno é uma bela reta. Enfrentei um pouco de trânsito no local de gente tirando foto e tive que dar uma corrida em zigue zague, mas nada que tenha atrapalhado brutalmente, me permitindo fechar o 2º km com o pace de 5'17''/km. Durante esse kilometro eu vi o Alicino passar por mim e dar uma boa distância, o que me deixou em dúvida da estratégia dele, pois disse que iria também no pace de 6'00''/km. Resolvi não arriscar minha estratégia e deixar ele ir, mas fiquei de olho nele para tê-lo como uma espécie de pacer.

Logo após essa merca, havia uma conversão para um retorno pela mesma avenida e perdi um pouco de tempo pois tomei uma água para não ter problemas mais a frente, e fechei o km com pace de 5'31''/km. Uns 100 metros depois da conversão pude ver o Rafael mandando bem do outro lado e uns metros atrás vinha a Mari também detonando! Infelizmente não via Sarah, pois percebi que comecei a me desconcentrar e poderia perder o ritmo.

Durante uma parte do 3º km e ao atingir o que seria o 4º km, a paisagem era belissima, pois estávamos na Av. Pedro Álvares Cabral, onde finalmente correriamos contornando o Ibirapuera e passaríamos por marcos históricos da cidade de São Paulo e também do Estado.

Monumento às Bandeiras
Realmente da uma bela animada passar correndo e vendo esses momentos tão bonitos. Talvez o pessoal que more em São Paulo esteja acostumado, mas para gente que vem de fora, vale muito a pena! Um show de imagens!

Obelisco de São Paulo
Estava meio distraído e me perdi um pouco na velocidade e quando eu vi, estava com um pace instantâneo de 5'55'' e isso iria complicar minha vida e então resolvi dar uma acelerada para recuperar o tempo perdido e consegui ainda fechar o trecho em 5'46''/km.

Nesse momento, eu me dei conta que fiz todas as parciais abaixo de 6km e já tinha passado pela marca dos 4 kilometros, o que iria me permitir vencer meu primeiro desafio do ano em corrida, que era fazer 5km num sub 30. Dei uma conferida no tempo total de corrida e fiquei animadíssimo, pois tinha o tempo acumulado de 22min07segundos! Resolvi tomar um fôlego e persistir agora minha marca!

Quando voltei a me focar na corrida, eu vi o Alicino uns 50 metros a frente e dei uma acelerada pra ficar mais próximo a ele. Eu tinha dado uma perdida nele de vista e fiquei feliz de conseguir aproximar dele, afinal, é um cara que eu respeito e já tem uma meia maratona completada e um sub60 de 10km, e além de ser um amigo de corrida, o que me daria um ânimo a mais.

Vale citar que os pontos de hidratação foram show de bola e a cada 2km havia um ponto desses!

Fiquei ansioso para conseguir quebrar meu recorde e eu quando avistei a placa de 5km, dei uma olhada no relógio e percebi uma constante durante todos os kilometros marcados pela organização até então: estavam todos porcamente colocados. Em todos eles dava mais de 200 metros de diferença entre a marca do GPS da marcação da organização. Sei que os GPS de pulso tem uma grande imprecisão, mas mais de 200 metros a cada kilometro, acho que havia uma marcação relaxada mesmo, então resolvi marcar o tempo de 5km pelo meu Garmin, pois se fosse pela prova, eu teria feito os 5km em bem menos tempo.
Mais uma linda visão da Região do Ibirapuera

Olhei pro Garmin e ele me marcava 5.760metros e um tempo compativel, um ritmo compatível e resolvi mantê-lo, mesmo com uma vontade enorme de dar um sprint e fazer o melhor possível, mas poderia me comprometer o resto da prova. Ouvi o BEEP de kilometragem do Garmin, olhei o tempo e marcava 27 minutos e 42 segundos! Finalmente meus sub30 EM PROVA e não em treinamento! Esse último kilometro foi particularmente recompensador, pois era um dos poucos trechos com um aclive mais considerado, então foi o recorde com toques sutis de tortura.

Fiquei eufórico mas lembrei imediatamente que precisava completar a prova, conferi denovo o ritmo da corrida e fechei o trecho em 5'35''/km. Agora só faltava completar.

Na minha cabeça passava assim: já que os outros kilometros eram todos errados na marcação, esse também será e deve estar terminando. Tomei mais um folego e "taca-lhe pau nesse tênis, Shido". De repente, meu Garmin apitou o 6km completo e percebi que tudo realmente estava errado, pois eu ainda estava na rua que dava acesso a entrada do Estádio! O trecho foi em 5'37''/km.

Confesso que isso me afetou mentalmente e não esperava que haveria um erro tão grotesco em uma corrida tão cara e imediatamente meu corpo quis dar uma diminuída no ritmo, minha respiração descompassou e eu precisei me concentrar pra focar novamente na corrida. 

Essa hora, já estava correndo lado a lado com o Alicino. Quando entramos no estádio, quase um acidente! O Alicino desviou de uma cidadã que estava andando sem prestar atenção em nada ao seu redor, bem numa parte em curva, por um portão e com degrau e eu estava muito próximo a ele. Por milagre não dei um ippon na distinta, que iria nos machucar seriamente pelo local que era.

Atingimos a pista de atletismo novamente e demos um sprint final, fechando a prova com 35 minutos e 25 segundos, percorrendo uma distância total de 6,38km. O ritmo médio desses últimos 380 metros ficou em 5'33''/km e coincidentemente foi o nosso ritmo médio de prova: 5'33''/km.

Apenas para deixar registrado, atingimos a marca dos 6km com 33 min e 20 segundos.

Ao chegarmos no pórtico final, havia uma fila IMENSA para pegar a água, o Gatorade e a Medalha e essa fila estava ao longo da pista de atletismo, exatamente onde haveria a 3a largada, das 8h e a organização teve um trabalhão para tentar arrumar isso... e eu tenho certeza que não conseguiram.

Após as medalhas, nos encontramos todos para tirarmos nossas tradicionais fotos.

Eu e a Mari! Atleta!

A Mari mandou benzão na prova e terminou com um pace de 6'12''/km, o que é uma marca impressionante para quem não conseguia correr nem 400 metros há pouco tempo atrás! Encheu de orgulho!

Galera reunida!

O Alicino terminou com 3 segundos e menos que eu, o Rafa terminou logo atrás com 37 minutos e a Sarah próxima a Mari! Mais importante que os tempos, foi que passamos novamente mais uma manhã muito bacana! Valeu corredores!

Eu, Alicino e Rafa!
Após as medalhas, fomos retirar uma pulseira wellness da Netshoes, a All4One Connect, que fazia parte da premiação a todos que concluiram a prova! Link da pulseira: CLICK AQUI

Pulseira All4One
Considerações Finais

O preço da inscrição era salgado, R$ 170,00 por participante, mas haviam algumas vantagens, como por exemplo a entrega do kit em casa. Mas o kit não me agradou totalmente, pois a camiseta não era de Poliamida e sim de Poliester, que esquenta e faz você transpirar e ficar pesado horrores. A meia era bacana e a pulseira que deram depois da prova, ainda não testei, mas parece ser legalzinha. Se pensar que só a pulseira custa R$ 199,00, o kit já valeu a pena.

O Trajeto era legal, novidade para mim, mas me deixou decepcionado a marcação equivocada dos kilometros e o excedente de metros no fim da prova. A largada e a entrega de medalhas também podem melhorar nas próximas edições.

A medalha.. bem, a medalha é bonita, apesar de ser bem simples, sem esmaltado ou detalhes coloridos, que enriquecem e diferenciam elas.

O local da concentração da largada e chegada era legal, apenas de existir apenas um banheiro, mas haviam bastante atrações.

Nota final: 9/10. Eu recomendo

(*) link da atividade no Garmin: http://connect.garmin.com/modern/activity/692617135

Nenhum comentário:

Postar um comentário