quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Um passo adiante !


Sempre vi em sites e até mesmo em corridas, grupos de corridas orientadas por profissionais, ditos treinadores de corrida e sempre tive uma certa curiosidade de saber como isso funcionava. Via grupos gigantes, de 20 a 30 pessoas correndo juntos nos eventos que eu ia e ficava pensando: "Como o professor coordena tudo isso de gente?". Por não entender esse funcionamento, já assimilei na minha cabeça que isso não funcionava e era mais um caça-níqueis da área esportiva.

Entretanto, ao prestar mais atenção nesse pessoal durante as corridas, via eles correndo bem e com uma técnica diferente da minha (mais tarde falarei sobre minha técnica), pessoas de idade avançada, pessoas nitidamente fora do peso e outras características diversas e ficava pensando quem estava errado. Via também, o que mais me surpreendia na verdade, essa galera encarando subidas duras e difíceis, mas sempre superando e ganhando precioso tempo, o qual eu sempre perdia. Na minha cabeça, era por questão de preparação física e só. Doce ilusão.

Durante esse tempo, eu acompanhei o desenvolvimento do Alicino e era visível seu progresso e ele tem acompanhamento profissional e recentemente encarou uma Meia Maratona e foi bem! Sem contar os seus progressos visíveis nos tempos de 5km e 10km. Talvez tenha sido o primeiro chute na canela que eu fazia algo errado e talvez o profissional pudesse fazer a diferença.

Recentemente, comecei a acompanhar o Site e PodCast do Corrida no Ar (www.corridanoar.com.br)  e perceber o quanto de técnica tinha nesse Hobby de corrida e o que eu achava que era determinante para bom resultado, na verdade era acessório, como Tênis por exemplo.

Para consolidar então meu sentimento que um profissional da área seria bem vindo, li o blog de corrida do meu velho amigo Leonardo Nista (www.corroporcorrer.com.br), um ex-fumante e etc e que começou a mandar bem na corrida, citando inclusive a importância do técnico em seu desempenho. Conversando com ele no Facebook, ele me recomendou procurar um técnico e que eu não me arrependeria.

Terça feira, dia 13/01/2015, iniciei um treinamento com um técnico de corrida, o Cido, ex-atleta e treinador voltado ao atletismo e tem diversos grupos de corrida e alunos particulares. Sinceramente, não sabia o que esperar.

Claro que para toda aventura, meu amigo Rafael Hirata estava junto pois também estava convencido que um profissional poderia nos ajudar a melhorar o desempenho, ainda mais que temos a meta da Meia Maratona para esse ano.

Devo confessar que me S U R P R E E N D I positivamente com a aula, com muita técnica profissional, treinamento focado e etc, voltado mesmo a melhora de desempenho e melhoria da mecanica. 

Resolvi escrever esse relato para que eu possa ir acompanhando meu progresso com o passar do tempo, pois como disse no inicio, esse blog não tem intenção nenhuma que não seja de registro das minhas histórias para que eu nunca as perca ou se apaguem, mas fico feliz em compartilhar com todos que lêem.

Hoje, minhas marcas são de ruins e quero ver qual será a melhora. São elas:

  • Melhor marca para 5km: 32min08s (Taquaral) - 30/12/2014
  • Melhor marca para 6km: 37min40s (Corrida Seo Rosa 2014) - 14/12/2014
  • Melhor marca para 10km: 1h11min (Corrida Integração) - 29/09/2013
  •  KM mais rapido: 4min58s

Nenhum comentário:

Postar um comentário